A Bíblia
A Bíblia

A BÍBLIA REVELA DEUS

É através da Bíblia que conhecemos a Deus. Ele se revela por meio das Escrituras. À medida que mergulhamos no rio da sua Palavra mais O conhecemos. Há duas maneiras pelo qual Deus se mostra ao homem:
1- Através da natureza, diz Davi no salmo 19:1 “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. É inegável que a natureza manifesta Deus, pois qualquer homem levado à reflexão chega a conclusão de que alguém inteligente fez tudo isto.
2- Através da sua Palavra, João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim”. Deus nos deu a sua Palavra antes de tudo para que O conhecêssemos e nisto Ele tem prazer. É um contra-senso o mísero ser humano se relacionando com O Todo Poderoso e O conhecendo, mas é verdade. Vejamos Jeremias 24:7 “Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração”. É exatamente por meio do conhecimento das Escrituras que alcançamos coração novo e O conhecemos. Em Mateus 22:29 Jesus diz: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. Não há como conhecermos a Deus sem conhecer a sua Palavra.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA?

1. A Palavra de Deus é a luz para quem deseja encontrar a verdade: Sl 119.105; Jo 17:17.
2. Ela também é o alimento para a alma humana: Jr 15:16; I Pe 2:1-2.
3. É a forma pela qual Deus fala ao coração do homem: Ef 6:17

ENTENDENDO A BÍBLIA.

A Bíblia está dividida em dois volumes, o Novo e o Velho Testamento. Os volumes contêm vários livros, de vários tamanhos. Os livros são divididos em capítulos (os números maiores). Os capítulos são divididos em versículos que são os números menores.

ANTIGO TESTAMENTO.

È a primeira parte da Bíblia, que inicia com o livro de Gênesis e finda com o livro de Malaquias, também chamado de antiga Aliança. O que é aliança? Acordo que Deus, por causa do seu amor fez com o seu povo. Esta aliança (trato, pacto, contrato, concerto, união) tem como base o seguinte: Deus, cumprindo a sua Palavra que foi dada como promessa aos patriarcas, era o Senhor da nação de Israel, e este era o seu povo. Ele estendia a sua benção sobre o povo, e este por sua vez andava em obediência a Ele. O termo "testamento", sendo usado para indicar as duas divisões da Bíblia, quer dizer "aliança". No AT vemos Deus se revelando ao povo de Israel, na expectativa da vinda do Messias, O Salvador prometido, o que havia sido designado por Ele como o Ungido que viria na Plenitude dos tempos, no momento certo para Deus agir, trazendo libertação ao povo da Lei e da escravidão do pecado.


O NOVO TESTAMENTO.

É a segunda parte da Bíblia, que tem seu início com o Evangelho de Mateus e o término com o Apocalipse. Diz respeito a nova Aliança. Em cumprimento à palavra que foi dada pelos profetas, Deus fez um novo trato, que teve sua confirmação na morte do Senhor Jesus na cruz. Ele perdoa os pecados do seu povo, este recebe o novo nascimento e certeza de sua salvação, e vive em dedicação a Ele e ao seu serviço. No NT Deus visa abençoar todos os povos. A vinda de Jesus Cristo, o Messias e Salvador foi realizada no tempo determinado por Deus, onde a igreja teve seu início, estabelecida sobre o fundamento do testemunho dos apóstolos.

Para acessar a Bíblia online clique no link abaixo:

https://www.rksoft.com.br/html/biblia_eletronica.html?gclid=CP_h1OjGpqYCFcXD7Qod6VP0YQ